segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

É tudo ou nada!


Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo - AGOSTINHO.

Cristo terá o homem por inteiro. Ele não terá parte de uma pessoa. O Senhor terá integralmente cada pessoa que Ele redimiu. Satanás não terá permissão de ficar com nada dos filhos de Deus. Se alguém é filho de Deus, ele pertence totalmente a Cristo. Nunca seremos perfeitos nesta vida. Ainda pecamos e caimos. À medida que prosseguimos na nossa vida cristã, Deus nos ajudará a derrotar o pecado que habita em nós. Deus tem prometido fazer-nos santos. Ele nos ajudará a obter a vitória sobre Satanás. Deus nos ajudará também a derrotar o pecado em nossos próprios corações e vidas.

O povo de Deus peca e continuará pecando. Quando pecamos deveríamos ficar entristecidos. Não devemos amar nenhum pecado em nossas vidas. Embora não possamos ser perfeitos devemos estar sempre lutando contra o pecado. Devemos ser bem rigorosos com nós mesmos. Não devemos permitir coisa alguma permanecer em nossas vidas que sabemos ser pecado. Nosso desejo deve ser o de guardar todos os mandamentos de Deus.

Cristo comprou inteiramente todas as pessoas por quem Ele morreu. Devemos nos entregar por inteiro a Cristo. Devemos dar-Lhe nossas mentes, nossas mãos, nossos pés e nossos corações. Todo o ser de cada filho de Deus deve ser entregue a Cristo. "Nem uma unha ficará".

Nossos corações não devem estar divididos entre Deus e o eu, ou entre Deus e o prazer. Cristo terá tudo ou nada. Cometemos um erro se pensamos que podemos, às vezes, servir a Deus e, às vezes, sermos nosso próprios mestres, servindo a nós mesmos. É inaceitável a Deus que tentemos servir a dois senhores. Se damos parte de nós a Satanás, somos ainda seus escravos. Não é vitória ganhar meia batalha. Vitória é ganhar a batalha por completo. Estamos dispostos a deixar todo o nosso pecado para trás? Podemos dizer: "Nem uma unha ficará"?

Aquilo que anelamos ser no presente um dia será realidade. Enquanto estivermos na terra, teremos que combater nossa velha natureza pecaminosa. Esta natureza é chamada na Bíblia de "a carne". Mas haverá um dia quando o pecado e o ego serão extirpados pela morte. Nesse dia Jesus Cristo terá a vitória em nós. Que alegria é a do cristão saber que um dia ele será perfeito! Não lutaremos contra o pecado quando alcançarmos o céu. Nossos pecados serão deixados para trás. Nossa redenção será completa.

As vezes o povo de Deus pensa que uma parte do homem será deixada para trás. Nossas almas irão ao céu, mas nossos corpos serão enterrados. Porventura, não serão deixados para trás? Em breve só restarão as cinzas. Mas quando Cristo redimiu Seu povo, Ele comprou tanto seus corpos quanto suas almas, e: "nem uma unha ficará". Cristo ressuscitará os corpos de Seu povo dentre os mortos. Corpo, alma e espírito serão reunidos novamente. A pessoa por inteiro ficará diante do trono de Deus. Todo o povo de Deus cantará à Deus para todo o sempre.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Força para enfrentar os gigantes


Quais são os gigantes que você está enfrentando hoje?

• Desemprego, dívida, doença, depressão, perigo, abandono, abuso, tragédia, contas, ponto fraco, rejeição, relacionamento quebrado, incapacidade, drogas, hábito destrutivo, tentação, discriminação, medo, falha no passado, restrição, raiva, culpa, etc.

Você ouve seus gigantes gritando?

• “Você não é qualificado para esse desafio!”; “Você não é bom o suficiente!”; “Você não vai conseguir pagar as contas!”; “Ninguém vai querer andar com você!”; “Você não tem um futuro brilhante!”; “Sua vida é uma fraude!”...

Levante-se agora e enfrente seus gigantes usando a mesma tática que Deus deu a Davi!
• Você está pronto para dizer adeus a derrota e começar uma vida vitoriosa com Deus?
• Você está pronto para descobrir sobre como enfrentar os gigantes que enfrenta hoje?
• Você está pronto para conhecer as armas que Deus prepara e para conquistar a vitória?
• Você está pronto para participar do campo de batalha da vida e ter certeza da presença de Deus ao seu lado?
• Você está pronto para cortar a cabeça do inimigo e superar totalmente todo o engano do diabo em sua vida? Você está pronto?

I. Conecte-se na fonte de poder – v.37

Disse mais a Davi: o Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos destes filisteus. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo. (1 Sm 17.37)

Davi não disse que o Senhor livrou os seus rebanhos do leão e do urso, mas ele disse: “O Senhor que me livrou”. O Senhor é a fonte do poder de Davi. Todos os nossos aparelhos eletrônicos serão inúteis se não estiverem conectados à fonte de energia elétrica. Nós também nunca teremos vitória se a fonte do nosso poder não for nosso Deus. O povo de Deus na Bíblia recebeu força através do derramamento e do poder de Deus. 

Tomou Samuel o chifre de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. (1 Sm 16.13 / 18.14) 
Como Davi nós também recebemos poder e unção. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (At 1.8)

Paulo testemunhou: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. (1 Co 2.4-5)

II. Escolha as armas certas – vs.38-40

Davi não usou a armadura de Saul, mas em vez disso usou a arma que o Senhor lhe havia dado. A armadura terá o seu lugar a seu tempo, mas agora é a hora de usar as pedras.

1. A pedra do passado

Disse mais a Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e do urso; ele me livrará das mãos destes filisteus. (1 Sm 17.37)

Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos dos seus lábios, vós descendentes de Israel, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. (1 Cr 16.12-13)

2. A pedra da oração

Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus. (1 Sm 30.60)

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passe as calamidades. (Sl 57.1 / 59.16 / Is 26.3)

3. A pedra da prioridade de honrar a Deus

Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos. (1 Sm 17.46-47)

Lembre-se que sua mais alta prioridade é honrar o nome de Deus. Davi viu Golias como uma chance para Deus se revelar! Davi sabia que ele sairia vivo da batalha? Não. Mas ele estava disposto a dar sua vida para honrar a Deus.

Seu câncer é a chance de Deus para mostrar Seu poder de cura. Seu pecado é a oportunidade de Deus para mostrar Sua graça. Seu casamento em crise pode obter o poder de Deus. Veja sua luta como a tela de Deus. Nela, Ele pintará a Sua supremacia multicolorida.

4. A pedra da paixão

Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu. (1 Sm 17.32)

Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. (1 Sm 17.48)

Quem aposta em Davi? Quem colocou o dinheiro no garoto de Belém? Não os filisteus. Não os hebreus. Não os irmãos de Davi, nem o rei Saul. Mas Deus fez. 

Davi correu em direção ao seu gigante. Faça o mesmo! Paulo diz para fugirmos do pecado e da carne, mas devemos encarar o diabo e resisti-lo no nome do Senhor.

5. A pedra de persistência

Por que Davi pegou cinco pedras? Será porque Golias talvez tivesse quatro parentes do tamanho de King Kong? Creio que ele usaria as outras se errasse na primeira tentativa. Nunca desista. Uma oração apenas pode não ser suficiente. Uma pregação somente pode não derrubar as resistências. Continue a atirar as pedras que o Senhor lhe deu. A vitória é inevitável.

Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. (Gn 32.26)

III. Mantenha seus olhos no Senhor – vs 41-47

Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos. (1 Sm 17.47)

Não se permita ser perturbado pelo gigante

Não importa o tamanho dos obstáculos ou dos problemas, o nosso Deus é maior que eles. Não coloque os olhos no problema, mas coloque os olhos no Senhor.

Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? (1 Sm 17.26)

Davi, porém, disse ao filisteu: tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (1 Sm 17.45)

Não desanime por causa dos detratores (Dizer ou falar mal)

Sempre haverá alguém para subestimá-lo e chamá-lo de pretensioso. Sempre haverá alguém para julgar as suas motivações, mas permaneça firme na palavra de vitória que o Senhor já liberou.

Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja. (1 Sm 17.28 / 17.33 / 17.36)

Ponha o seu foco em Deus

Fale de vitória e não de derrota. Fale de sucesso e não de fracasso. Declare tudo aquilo que o Senhor fará.

Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrara das mãos deste filisteu. (1 Sm 17.37 / 17.46-47)

Listar as feridas não irá curá-las. Discriminar os problemas não irá resolvê-los. Categorizar as rejeições não irác removê-las. Davi retirou o gigante porque ele olhou para o Senhor.

IV. Aproveite o momento de Deus – vs 48-50

Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. (1 Sm 17.48-49)

Voluntários para lutar contra Golias

1. Eliabe – Davi nem se quer foi incluído nos alistados antes de matar Golias. Deus pode usar um homem simples para fazer grandes coisas para Ele.

2. Saul – Líderes por posição normalmente se escondem quando o problema chega. Mas os líderes ungidos verão o problema como uma oportunidade para mostrar o poder de Deus. Quando você entristece a Deus e o abandona, você não pode mais lutar contra os inimigos como você fazia antes.

3. Jônatas – Certamente ele poderia ter lutado contra o gigante, mas ele não fora escolhido para isso. Há sabedoria em manter silêncio esperando que Deus se mova para mostrar o nosso lugar na batalha. Não fomos chamados para outra coisa senão fazer a vontade de Deus.

4. Davi – O resultado da batalha depende sempre de que lado Deus está. Um mais Deus vai sempre ser maioria. Somente no Senhor podemos ser vencedores.

V. Corte a cabeça do inimigo – v.51

Pelo que correu Davi e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram. (1 Sm 17.51)

• Corte as más conversações, as relações que não produzem fé e santidade, os maus hábitos, a dependência dos homens, o pecado, a deslealdade, a incredulidade, etc.

Quando os gigantes enviarem uma mensagem, você já sabe o que fazer:

1. Conecte-se à fonte do poder;

2. Escolha as armas certas;

3. Mantenha seus olhos no Senhor;

4. Aproveite o momento de Deus;

5. Corte a cabeça do inimigo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Definindo Louvor e Adoração


Temos o hábito de chamar o ministério de música como “Ministério de Louvor e Adoração”. Na verdade, colocamos juntos essas duas palavras, como que sendo um nome e um sobrenome.

Raramente paramos para pensar nas diferenças complementares entre elas.

Louvar – lit. “Barulho” – elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.
i. Heb. “halal” – 160 vezes no Antigo Testamento – fonte de “hallellujah”, que pode ser traduzido por “Louvado seja Yah” (Yah como abreviação de Yaweh – aquele que faz as coisas serem”)
Referências: Ed. 3:10 –11; 2 Sm 6; Salmos

Adorar – lit. “Prostrar-se” – reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileção a, cultuar, curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se.
i. Heb. “shachac” – 170 vezes no Antigo Testamento – denota prostrar-se diante de autoridades, mostrando significado cultural (Davi X Saul; Rute X Boaz; José X feixes…) É usado como forma comum de se chegar diante de Deus em adoração (Jr. 7:2).
ii. Gr. “proskuneo” – pros (na direção de) + kuneo (beijar)
Referências: Gn 22:5; 24:26, 48; Ex 4:31, 12:27, 34:8; Js 5:14; 2 Cr 29: 29-30; Ne 8:6; Jô 1:20; Sl 95:6, 132:7; Mt 2:2, 11; Mc 15:19; Jô 4:22-24; Fp 3:3; Ap 5:14, 7:11, 11:16, 14:7, 15:4, 19:4, 10, 22:8-9.

Veja um Paralelo entre LOUVOR e ADORAÇÃO:

LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor
ADORAÇÃO: Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor

LOUVOR: Pode ser comunitário
ADORAÇÃO: É individual

LOUVOR: Brota das emoções
ADORAÇÃO: Brota da devoção

LOUVOR: Pelos feitos de Deus
ADORAÇÃO: Pelo que Deus é

LOUVOR: Pelos presentes de Deus
ADORAÇÃO: Pela presença de Deus

LOUVOR: É uma expressão de vida
ADORAÇÃO: É um estilo de vida

LOUVOR: É circunstancial
ADORAÇÃO: É incondicional

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus
ADORAÇÃO: Vive para Deus

LOUVOR: Pode ser distante
ADORAÇÃO: Só ocorre na presença

LOUVOR: É mais exuberante, enérgico, movimentado, barulhento, com mais palavras
ADORAÇÃO: É mais sóbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cânticos espirituais e silêncio

Não devemos nos equivocar que é mais espiritual adorar, pois o que aprendemos é que ambos se complementam. Assim, devemos ter a liberdade de louvar com expressões espontâneas, enérgicas ao mesmo tempo de adorar com cânticos mais contemplativos.

Na verdade, a Bíblia nos indica que existem várias expressões de louvor e de adoração, tais como através da oração, cânticos, confissão, ofertório, artes em geral, pregação, ceia, batismo e do próprio exercício do ministério.

Não importa o exterior, sejam palmas, mãos levantadas, prostrando-se ou com danças. Deus olha o coração, pois diz que um coração contrito não desprezará.

Veja abaixo mais referências bíblicas:

Com palmas – Sl 47:1, 98:8; Is 55:12

Com mãos levantadas – Sl 63:4, 77:2, 134:2, 141:2; 1Tm 2:8; Hb 12:12

Com júbilo – Sl 27:6, 35:27, 47:1, 81: 1, 2, 89:15, 95:1, 98:4, 107:22, 118:15, 132:16; 1 Sm 18:6, 7; Ex 15:21; Ne 12:43

Prostrando-se – Gn 17:3; Ez 43:3; Ap 4:10; Lv 9:24; Dt 9:25; Sl 95:6, 99:9; 2 Cr 29:28

Com danças – 1 Sm 18:6; Ex 15:20, 2 Sm 6:14, 15; Jr 31: 1-4, 13

Rodolfo Montosa
Fonte: Adorar.net

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tal Pai, tal Filho

A intimidade entre Pai e Filho é o tema do evangelho de hoje, de João 5.7-30. Jesus está sendo ameaçado porque chama a Deus de Pai. Fala aos judeus de sua intimidade com Ele: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados”.
 
Depois Jesus fala também das ações do Pai. Ele ressuscita e deu ao Filho autoridade para julgar. Aqueles que ouvem Jesus e cumpre com o que Ele diz terá a vida eterna e assim como o Pai possui a vida, também o Filho possui a vida em si mesmo. E conclui: “aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.
 
Jesus fala da sua intimidade com o Pai. Trata-se de uma intimidade na qual ambos partilham tudo, mas cada um possui a sua identidade própria. Um não precisa assumir a identidade do outro para oferecer a graça ao ser humano. O que um tem é do outro e ambos podem dar o que é essencial para que o mundo tenha a vida. Mais do que isso, quem acredita em Jesus merecerá, em adição, a vida eterna.
O que nós precisamos fazer para também sermos íntimos de Deus? O que precisamos fazer para merecer um julgamento justo de Jesus? Jesus nos dá a resposta: ouvir e praticar o que Ele ensina e também fazer a vontade daquele que o enviou. Que nós, hoje, estejamos atentos à Palavra de Deus, que é Jesus, para podermos merecer entrar com Ele na intimidade do Pai.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Aprendendo a ser pobre

Um pai, em uma situação muito confortável de vida, resolveu dar uma lição a seu filho ensinando o que é ser pobre. Ficaria hospedado por alguns dias na casa de uma família de camponeses. O menino passou três dias e três noites vivendo no campo. 
No carro, voltando para a cidade, o pai lhe perguntou: 
- Como foi sua experiência?
- "Boa". Respondeu o filho, com o olhar perdido à distância.
- E o que você aprendeu? Insistiu o pai.  O filho respondeu:
- Que nós temos um cachorro e eles têm quatro. Que nós temos uma piscina com água tratada, que chega até metade do nosso quintal. Eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde têm peixinhos e outras belezas. Que importamos lustres do Oriente para iluminar nosso jardim, enquanto eles têm as estrelas e a lua para iluminá-los. Nosso quintal chega até o muro. O deles chega até o horizonte. Compramos nossa comida e esquentamos em microondas, eles cozinham em fogão à lenha. Ouvimos CD's, Mp3, eles ouvem a sinfonia de pássaros, sapos, grilos, tudo isso às vezes acompanhado pelo sonoro canto de um vizinho trabalhando sua terra. Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com alarmes. Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos. Vivemos conectados ao celular, ao computador, sempre plugados, neuroticamente atualizados. Eles estão "conectados" à vida, ao céu, ao sol, à água, ao campo, aos animais, às suas sombras, à sua família.
O pai ficou impressionado com a profundidade de seu filho e então o filho terminou: 
- Obrigado, pai, por ter me ensinado o quanto somos pobres!
Aí estão as grandes obras de Deus. Um tapete sobre nossos pés é estendido nos céus. Temos olhos para enxergar, ouvidos para escutar, mas falta a humildade em nossa mente e coração para poder sentir.
Esta é a diferença entre o pobre e o rico, entre o ter e o ser. 
Que possamos nos sentir verdadeiramente pobres para poder crescer.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Deus nunca erra

Um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!
  
Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão. 
Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse:  Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.

O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.

O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.

Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.

Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente.  Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?

Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito.

Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Toda a manhã ofereça seu dia a Deus.

Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!

O caminho de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza. Ele é o caminho de todos que nele confiam, como diz em 2º Samuel - 22.31.

Deus nunca erra! 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pedrinha

NA VIDA...MUITAS VEZES É ASSIM...








Mal sabemos o quanto Ele suportou, suporta e suportará por nós... 
Não deixe de tentar descobrir um pouco mais sobre Ele, que te protege de tantas "pedras" enormes... 

Não deixe de conversar com Ele... 
Não deixe de agradecer a Ele... 

Pare de reclamar... 
Ele esta aí com você...  

SEMPRE.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vídeos

Paul Washer - A Cruz que os Pregadores Modernos Carregam




Paul Washer - A Doutrina Esquecida




Paul Washer - A Ira de Deus




Paul Washer - Seja um homem bíblico

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Guarda o teu coração


“SOBRE TUDO O QUE SE DEVE GUARDAR, GUARDA O TEU CORAÇÃO, PORQUE DELE PROCEDEM AS SAÍDAS DA VIDA.”
Pv 4.23

Escute a pregação Guarda o teu Coração da Prª Wanessa Grangeiro
É propósito de Deus que sejamos mais que VENCEDORES em todas as coisas. Isso inclui não apenas nossos estudos ou profissão, mas também nossa VIDA SENTIMENTAL.
Deus quer que tenhamos uma vida sentimental VENCEDORA. RELACIONAMENTOS ABENÇOADOS E DIRIGIDOS PELO SEU ESPÍRITO SANTO.
Mas, se observarmos a nossa volta o que vemos?
Vemos pessoas feridas, machucadas, marcadas por relacionamentos que não deram certo e que não tinham a menor direção de Deus. Pessoas com seu coração dilacerado, espedaçado e totalmente fragilizadas, cheias de medos e barreiras em seu interior.
Jovens que se lançaram de cabeça em relacionamentos errados ou entregaram seus corações na mão de pessoas erradas, e, que muitas vezes, por desconhecerem os conselhos do Senhor para suas vidas, hoje estão marcados pela dor e pela frustração.
Infelizmente, essa realidade não diz respeito apenas a jovens não cristãos, mas também, a muitos jovens dentro de nossa igreja, que estão com sua vida sentimental totalmente desestruturada e “arruinada”.
 

PRECISAMOS ENTENDER ALGUMAS VERDADES BÍBLICAS:
 
1. Deus quer que você tenha uma vida sentimental VITORIOSA
Disse Deus no início da criação: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” Gn 2.18
“Todo homem e toda mulher que andem no caminho proposto por Jesus Cristo entendem o casamento como um propósito natural e espiritual para suas vidas. Em todo o mundo, são poucos os cristãos solteiros que não buscam sua cara metade para juntos viverem uma maravilhosa história de amor. E a grande notícia para todos estes corações solitários é que Deus os criou para viver tal romance, para serem felizes em sua vida sentimental.” Pr. Naor Pedroza (extraído do livro “Por que algumas pessoas conseguem se casar e outras não, segundo a Bíblia?”)
Deus não quer que você seja só, não arrume ninguém...pelo contrário, é propósito de Deus que você tenha ao seu lado alguém abençoado, alguém que você ame e que você possa fazer feliz.
 
2. FAMÍLIA, um projeto de Deus
“É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Gn 2. 24
Deus criou homem e mulher para o casamento...mas o que se vê na atualidade, é totalmente o inverso, cada vez pode-se observar com maior intensidade o inculcamento de valores totalmente opostos a vontade de Deus.
As pessoas relacionam-se por relacionar-se. Somente para não estar só ou para atender uma necessidade da carne. Não tem o menor compromisso umas com as outras ou quando tem estão fora dos padrões divinos. Não respeitam o tempo certo para se relacionar ou mantém práticas totalmente contrárias ao que Deus ensina.
Daí as conseqüências: pessoas machucadas, feridas, futuros incertos, gravidez indesejadas. Eis aí o motivo de tanta decepção e descrença em relacionamentos BEM SUCEDIDOS.
 
Se você quer ter uma Vida Sentimental VENCEDORA, ouça alguns dos conselhos do Senhor, antes de tomar uma decisão:
 
1. Guarda o teu coração!
“SOBRE TUDO O QUE SE DEVE GUARDAR, GUARDA O TEU CORAÇÃO, PORQUE DELE PROCEDEM AS SAÍDAS DA VIDA.” Pv 4.23
Não entregue seu coração na mão da primeira pessoa que lhe aparecer com palavras bonitas. Seu coração é PRECIOSO!!! O próprio Deus o escolheu para nele fazer morada. Por isso, pense bem antes de tomar uma decisão.
 
2. Cuidado! Enganoso é o coração do homem
“ENGANOSO É O CORAÇÃO, MAS DO QUE TODAS AS COISAS, E PERVERSO; QUEM O CONHECERÁ?” Jr 17.9Não se iluda com essa história de ser movido por seus sentimentos, antes de ouvir o que diz seu coração, seus sentimentos, suas emoções, procure ouvir primeiro o que diz Deus a respeito do que você está sentindo.
Não esqueça: você e eu somos limitados, nós vemos apenas o que está diante dos nossos olhos, mas o Senhor tudo vê. Vê o que está em nossos corações, nossas intenções, conhece nosso caráter e vê não apenas o presente, mas também conhece nosso passado e o futuro também.
Ele melhor que ninguém sabe, de fato, o que é melhor para as nossas vidas. Por isso, antes de tomar uma decisão consulte a Deus e Ele te dará sabedoria e te direcionará para o que for melhor para você. CREIA!!!
 
3. Não se precipite!!!
“ASSIM TAMBÉM FICAR A ALMA SEM CONHECIMENTO NÃO É BOM; E O QUE SE APRESSA COM SEUS PÉS PECA.”
Você ouviu, peca o homem que age precipitadamente. Mas é exatamente assim, que muitas vezes, nós agimos: PRECIPITADAMENTE!! Corremos, muitas vezes, velozmente rumo ao desconhecido. Não paramos para avaliar o que estamos fazendo, se é o certo, o melhor ou o tempo de Deus para as nossas vidas. Não se precipite no desconhecido. Esteja certo de suas decisões e aonde quer ir antes de dar o primeiro passo: Se faltar-lhe o conhecimento, assegure-se de estar seguindo a Deus.
 
4. Não se deixe levar pelas aparências!
“A FORMOSURA É UMA ILUSÃO, E A BELEZA ACABA, MAS A MULHER QUE TEME AO SENHOR DEUS SERÁ ELOGIADA.” Pv 31.30
Nós seres humanos somos muito visual, muitas vezes nos deixamos levar pela aparência, mas não cometa esse engano. A beleza acaba e o que fica? Fica o caráter, a personalidade, o posicionamento da pessoa diante das dificuldades, o amor a Deus e o temor... por isso, não se engane, peça a Deus sabedoria para avaliar o que realmente é importante em um relacionamento antes de fazer sua escolha.
Seguindo estes conselhos, que o Senhor nos dá em sua Palavra, as chances de se envolver em relacionamentos errados é praticamente nula. Por que como está escrito, lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho é a Palavra de Deus. Nós precisamos apenas ouvir o que o Senhor nos ensina e obedecer. Assim agiremos prudentemente e o nosso caminho prosperará.
 
QUAIS AS CONSEQUENCIAS DE QUEM NÃO GUARDA O SEU CORAÇÃO?
 
São muitas, e com certeza não são as melhores. Vejamos o exemplo de Davi e o de Sanção.
DAVI 
Um homem segundo o coração de Deus. Deus o amava muito e tinha um propósito através da vida dele, mas Davi se deixou levar pela emoção, pelo sentimento, pela paixão da carne e envolveu-se com uma mulher casada, e por isso teve duras conseqüências.
SANÇÃO 
Um homem separado para Deus, consagrado a Deus. Mas que não foi sábio, envolveu-se com a mulher errada e literalmente perdeu suas forças e acabou com os olhos furados. Toda vez que nos envolvemos com a pessoa errada ou no tempo errado é isso que acontece, perdemos nossas forças.
 
“A coisa certa no tempo errado, torna-se a coisa errada.”
 
E, para finalizar, deixo um conselho à você jovem, como está escrito em Eclesiastes 11.9, aproveite a sua mocidade, seja feliz, faça o que você quiser, mas saiba de uma coisa, Deus te julgará por tudo o que fizeres. Por isso, não se engane!!!
Rapazes, não prometam o que vocês não podem cumprir, não enganem nenhuma moça com falsas promessas, porque o Senhor diz em sua Palavra que de todas essas coisas ele é o VINGADOR.
Moças, não despertem nos rapazes desejos que vocês não podem nem devem saciar, cuidado com a sensualidade, não defraudem nem enganem nenhum rapaz, pois o Senhor também é o vingador de tais coisas.
E, lembrem-se: VOCÊ É O MELHOR DE DEUS!!! Você é precioso(a) para Deus. Deus não permitirá que alguém te toque para te machucar e ainda assim saia impune.
 
“SE ALGUÉM DESTRUIR O SANTUÁRIO DE DEUS, DEUS O DESTRUIRÁ, PORQUE O SANTUÁRIO DE DEUS QUE SOIS VÓS, É SAGRADO.” I Co 3.17
 
Por isso, valorize-se e creia DEUS TEM O MELHOR PARA VOCÊ. E não esqueçam: GUARDEM O CORAÇÃO de vocês se quiserem ser bem sucedidos.
 
Pastora Wanessa Grangeiro
Radicais da Última Geração

domingo, 19 de setembro de 2010

Bíblia e o celular


Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos nosso celular?
E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?
E se déssemos umas olhadas nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa ou no escritório?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente as crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?


Mais uma coisa:


Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela pega em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito, porque JESUS já pagou a conta e os créditos não tem fim.E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria e para toda a vida.


                       TELEFONES DE EMERGENCIAS:


Quando você estiver triste: ligue João 14
Quando pessoas falarem de você: ligue  Salmo 27
Quando você estiver nervoso: Ligue Salmo 51
Quando você estiver preocupado: ligue Mateus 6:19,34
Quando você estiver em perigo: Ligue Salmo 91
Quando Deus parecer distante: Ligue Salmo 63
Quando sua Fé precisar ser ativada: Ligue Hebreus 11
Quando você estiver solitário e com medo: Ligue Salmo 23
Quando você for áspero e critico: Ligue 1º coríntios 13
Para saber o segredo da felicidade: Ligue Colossenses 3:12,17
Quando você sentir-se triste e sozinho: Ligue Romanos 8:31,39
Quando você quiser paz e descanso: Ligue Mateus 11:25,30
Quando o mundo parecer maior que Deus: Ligue Salmo 90


“Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto esta perto”!(Isaias 55:6)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Parábola da Caixinha

Um granjeiro pediu certa vez a um sábio, que o ajudasse a melhorar sua granja, que tinha baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel e colocou em uma caixa, fechou e entregou ao granjeiro, dizendo: 

"Leva esta caixa por todos os lados de sua granja, três vezes ao dia, durante um ano". 

Assim fez o granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimentar. 
E à noite, indo à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros. A partir daí, todos os dias ao percorrer sua granja, de um lado para outro, com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas. 
Ao final do ano, voltou a encontrar o sábio e lhe disse: "Deixa esta caixa comigo por mais um ano; minha granja melhorou o rendimento desde que estou com o amuleto."  
O sábio riu e, abrindo a caixa, disse: - "Podes ter este amuleto pelo resto da sua vida."  

No papel havia escrito a seguinte frase: 

"Se queres que as coisas melhorem, deves acompanhá-las constantemente."

sábado, 11 de setembro de 2010

O PECADO DA CONIVÊNCIA


Vivemos numa época em que as pessoas procuram se excluir dos problemas sociais e espirituais. Isso vem desde o principio (Gn.3.12,13). Quando se fala em criminalidade, corrupção, fome, pobreza e heresia, as pessoas se omitem a combater, a mostrar a cara. Algumas tentam ignorar os fatos, procurando fugir e não ver a realidade. Outras arrumam justificativas para dopar suas consciências. O fato é que a conivência é flagrante em nosso meio.

O que é conivência?

Responderei ilustrando algo dentro da nossa fé. Por exemplo, o fato de lermos a Bíblia, orarmos e cantarmos hinos de louvor a Jesus Cristo é prova de que somos coniventes com o cristianismo. Se cristianismo fosse crime seriamos culpados por conivência, embora não estivéssemos indo a igreja ou pertencendo a um ministério. Isso já era suficiente para sermos acusados de cristãos.
No dicionário lemos: “Ato de ser conivente, cumplicidade, colaboração, conluio, maquinação”. Conivente é “alguém que finge não ver ou encobre o mal praticado por outrem. Cúmplice”.

Quando somos coniventes?

Quando não tomamos nenhuma atitude oposta diante do que acontece. Ficamos na inércia. Nada falamos e nada fazemos. Quando o erro está diante de nós e acobertamos. Quando somos testemunhas, mas preferimos aceitar a situação. Pois “lutar” é se colocar na linha de fogo. Entretanto, estamos todos dentro da linha de fogo. Pura ilusão. Quando preferimos não nos envolver quando na verdade estamos todos envolvidos.

Casos bíblicos de pecados da conivência

• Os judeus cativos na Babilônia que se encurvavam diante da estátua de Nabucodonosor (Dn.3.1-13).
• Todos da casa de Acã que escondeu a capa despojada de guerra proibida pelo Senhor (Js.7.20-26).
• Sara quando aceitou mentir que era irmã de Abraão (Gn.20.5).
• Os profetas de Israel que profetizavam coisas boas para o rei e para o povo quando este era desobediente ao Senhor (Jr.29.8; Lm.2.14).

Como sair da conivência?

1. Combater o erro: “...exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”. (Jd.v.4).
2. Não se conformar com a situação: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm.12.1).
3. Não fugir do erro ou não ignora-lo, mas reprová-lo: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as”. (Ef.5.11).
4. Não procurar justificativas para mascarar o pecado: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. (Pv.28.13).
5. Ter coragem: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”. (Js.1.9).

Advertências:

A conivência leva a ruína própria – O nosso país está mergulhado em corrupção porque somos coniventes. E todos sofremos as conseqüências disso.

A conivência leva a cauterização da consciência – A tendência é a pessoa conivente tornasse insensível diante da maldade e do erro. Pelo fato de tanto tolera-lo.

Deus vai julgar não só os culpados, mas os cúmplices: “... Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas”. (Ap.18.4).

Paralelos da conivência:

Assistir um filme pornográfico é ser conivente com a prostituição. Assim como assistir uma pregação de alguém que tem uma visão herética é ser conivente com a heresia.

Comprar drogas para consumo próprio é ser conivente com o narcotráfico. Assim como gerar crianças sem a capacidade de criá-las é ser conivente com a pobreza e a criminalidade.

Não tomar nenhuma atitude quando se vê dentro de um ônibus que não vai para onde você queria que fosse é ser conivente com destino dele. Assim como não tomar nenhuma atitude quando se vê dentro de uma sociedade que não vai para onde você queria que fosse é ser conivente com o destino dela.

Conclusão

Uma pessoa só não é culpada do pecado da conivência quando ela não sabe do assunto ou quando ela sabe, protesta. Num mundo cheio de criminalidade, corrupção, fome, pobreza e heresia, não existe ninguém neutro nesse mar de lama, sofrimento e engano.

Estudo extraído do blog http://prdad.blogspot.com/ e postado pelo Pr. Daniel Durand