segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Qual o verdadeiro sentido do Natal?



Hoje está completando um mês que foi comemorado o Natal, muitos devem ter ganho muitos presentes, outros não. Muitos devem ter tido uma ceia farta, outros não. Muitos devem ter tido uma noite abençoada com suas famílias, outros não. 
Alguns devem estar achando sem sentido ou estranho essa reflexão sobre o sentido do Natal, mas vamos mostrar o verdadeiro sentido das festas natalinas.


Dezembro, um mês tão especial! A cidade fica tão bonita, enfeitada...Luzes, cores, decorações, presentes, cartões, visitas...é o filho que chega de longe...a família que viaja para se reencontrar... um clima diferente paira no ar. 
O Natal pode ser visto de várias formas: presentes, Papai Noel, árvores, sinos dourados, flores, frutas, perus, ceias, vinhos, champanhes e mais um monte de coisas...momento de revermos nossas atitudes, de ajudarmos os irmãos, de sermos mais unidos e encontrarmos a paz...é tempo de FESTA! Os comércios ficam lotados, os shoppings fazem viradas, todo mundo em busca de presentes para pessoas especiais...
Mas qual o motivo de tanta Festa? Porque tanta comemoração?

Em Lucas 2.8–20, diz assim:
2.8 Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. 2.9 Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, 2.10 mas o anjo disse: — Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! 2.11 Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor! 2.12 Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. 2.13 No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: 2.14 — Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! 2.15 Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: — Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou. 2.16 Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. 2.17 Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. 2.18 Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. 2.19 Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. 2.20 Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.

O motivo de tanta Festa é o NASCIMENTO DE JESUS!!!

Mas o que o nascimento de Jesus representa para nós? Ou como poderia afetar as nossas vidas? Num mundo tão frio e distante de Deus, onde a violência cresce a cada dia e as pessoas se tornam cada vez mais egoístas e materialistas. Onde filho mata pai e pai abusa de filhos...onde marido bate em mulher e irmãos se odeiam. Onde valores são invertidos e o que realmente é importante é esquecido. Onde a mentira, a inveja, a cobiça e a criminalidade tornaram-se normal...e o amor de muitos se esfriou. O nascimento de Jesus para nós representa, então, o nascimento de uma nova ESPERANÇA!
O nascimento da Vida, da Paz e da Salvação...o nascimento da Alegria...de famílias restauradas, de histórias transformadas. 
Que Jesus possa nascer a cada dia em nossos corações, não apenas na noite de Natal e possa fazer morada permanente em nossas vidas. Que nossa casa seja um lugar onde Jesus gosta de estar e que ali haja paz, união, diálogo, entendimento, amor, alegria...bênçãos de saúde, prosperidade e muitas vitórias. Que Jesus traga a existência tudo o que precisamos para uma vida plena e abundante.
Gostaria de convidar à todos para uma breve oração, agradecendo a Deus por ter nos dado o seu maior tesouro de presente.

Deus, obrigada por me amar e por ter me dado seu filho Jesus Cristo de presente, como forma de agradecimento, nesta noite, quero te entregar o meu coração e quero te pedir, Senhor, faça morada em minha vida e em minha casa. Eu preciso de Ti. Minha família precisa de Ti. Venha nos abençoar com a Tua vida em nós.
Amém!

Prª Wanessa Granjeiro

Edição: Kalife

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Santidade


O que é santidade?
Dicionário: Qualidade ou estado daquele ou daquilo que é santo. Ser santo na verdade, quer dizer ser SEPARADO.
Entretanto, não há como falar em santidade sem falar no seu oposto, o PECADO.
Dicionário: Transgressão.
Hoje vamos falar sobre santidade como algo que deve permear nossa vida pessoal e comportamentos, especialmente porque temos vivido dias em que estamos cada dia mais EXPOSTOS ao pecado e às coisas do MUNDO.

Santidade nos relacionamentos:

Os relacionamentos sentimentais deveriam ser mais seguros dentro da igreja, certo? Afinal, os valores cristaos deveriam ter mais peso ali dentro, afinal, estamos na casa de Deus. Porém muitas vezes não é isso que acontece.
Em verdade, o mundo tem entrado na igreja, trazendo seus costumes e habitos e muitos cristaos tem se deixado influenciar por pura ignorância em relação a palavra de Deus.
Por outro lado a palavra de Deus nos ensina a NÃO NOS CONFORMAR com este século (inclusive no que diz respeito à santidade) Rm 12:2.
É aqui que entra o conceito de DEFRAUDAÇÃO. Ocorre que muitos líderes desconhecem esse problema e em alguns casos, por ignorância, até ajudam a defraudar.
Hoje em dia, o sonho de casar tem se tornado uma utopia.
Mas como guardar a santidade nesses dias?
Voltemos então à defraudação. O que é isso? É quando uma pessoa gera em outra uma expectativa sentimental que não poderá ser suprida.
É quando voce faz uma pessoa acreditar que voce quer um relacionamento sério com ela quando na verdade voce não quer (porque não tem condições ou porque não quer mesmo).
I Tessalonissenses 4:1-8 “Finalmente irmãos, nós vos rogamos e exortamos, no Senhor Jesus, que como de nós recebestes, quanto a maneira porque deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estás fazendo, continueis progredindo cada vez mais; porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa SANTIFICAÇÃO, que vos abstenhais da prostituição.
Que cada de um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com desejo lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;
E que nessa matéria ninguém ofenda nem DEFRAUDE a seu irmão; porque o Senhor, contra todas essas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador. Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim, para santificação. Dessarte, quem rejeita essas coisas não rejeita o homem e sim a Deus, que também vos dá o espírito santo.”
Portanto defraudar é pecar, e isso aborrece a Deus.
A defraudação emocional causa uma séria de rombos emocionais nas pessoas, pois sugere que vai suprir e não supre. Tudo é falso.
Causa decepção, desilusão, mágoa, feridas na alma, ira, falta de auto-estima, carência maior do já exisitia e medo dos relacionamentos. Ou o oposto: a vulgarização e depravação dos relacionamentos.

# 4 formas básicas de defraudação emocional
1. Pode partir de uma das duas pessoas envolvidas (sedução)
Ex.: O rapaz se interessa em uma moça na igreja e ao invés de buscar orientação correta da parte de Deus e seus líderes de como se aproximar dela, prefere usar um costume mundano: a boa lábia. A moça que não estava interessada, vai abrindo o coração às investidas que recebeu. Então ela acredita numa mentira altamente destruidora.

2. Pode partir das duas pessoas juntas (azaração)
Ex: um rapaz e uma moça se interessam mutuamente, começam a paquerar dentro da igreja e sem pedir a orientação dos líderes começam a namorar. E apesar alimentarem uma expectativa de compromisso, no fundo, nenhum dos dois tem certeza se é o que querem. As pessoas geralmente se envolveram porque estavam solitárias e carentes. Os dois só querem viver o momento e deixar rolar.  Mas um deles sempre se apaixona e acaba sendo descartado, a desilusão então é dolorosíssima. Quem defrauda esquece, mas quem foi defraudado não esquece jamais. As duas pessoas se envolveram e a brincadeira virou um pesadelo.

3. Pode partir de pessoas de fora do relacionamento (cupido)
ex: é quando uma pessoa de fora resolve dar um empurraozinho para unir o casal. Isso é feitiçaria carismática. Essas pessoas acreditam que sabem quem foi feito pra quem. Porém Deus não precisa da nossa ajuda. Você pode estar até gerando um casamento “encalhado” (malaquias 2:16 e marcos 10:9). Isso pode partir de amigos, parentes e até mesmo pastores. As palavras ministram, vão entrando no coração da pessoa, e quando são contrárias a vontade de Deus, são como feitiçaria. Essa ministração na alma dos dois faz com que eles fiquem encantados.

4. Pode partir da própria pessoa para si mesma (auto-defraudação).
Ex: é mais comum nas mulheres. A pessoa dá ásas à própria imaginação e fica sonhando em cima de uma realidade que não existe. Cria um amor platonico, elege uma pessoa pra amar. Existem mulheres de 40 anos que ainda se defraudam e ainda questionam por que a pessoa amada não a retribuiu. Porém Deus não tem nada a ver com isso, ela criou aquela situação.

# O homem procura e a mulher espera
Rebeca, Raquel, Ester e Maria e muitas outras mulheres esperaram o homem tomar a iniciativa.
Rute 2: 5-19
Boaz ao ver Rute, deu ordens aos seus empregados que não tocassem nela e que deixassem cair as boas espigas. Ordenou que ela não fosse colher em outro campo, mas que se juntasse às suas moças. Boaz na verdade queria protegê-la e vê-la novamente.
Rute então contou a Noemi, sua sogra e autoridade espiritual sobre sua vida. Noemi então reconheceu que ele era seu parente e orientou Rute para que fosse ao encontro deles e deitasse aos seus pés. Na lei judaica o homem deveria resgatar as viúva de seus parentes.
Portanto, o homem solteiro deve procurar por sua esposa e a mulher solteira deve esperar seu esposo encontrá-la.
Isso ocorre porque a mulher não tem a mesma estrutura emocional do que os homens, assim, na fase da conquista, o homem cai pelos olhos e a mulher cai pelos ouvidos.
Logo, a mulher deve esperar o homem de Deus encontrá-la e o homem deve procurar da maneira correta, não só com os olhos, mas em oração.
Os princípios bíblicos servem para nos proteger e nos ajudar a andar em santidade.
Mulheres: Precisamos praticar não OLHAR PARA OS LADOS
Homens: aprendam a guardar seus olhos do olhar lascivo e sensual, mas olhar com prudencia e sabedoria, procurando-a não apenas pela aparencia,e sim, pela santidade e unção.
Cuidado, no entanto, para que os papéis não sejam invertidos, quando a mulher começa a tomar posturas de homem, ela se torna como Jezabel (I Reis 21: 25). Mas quanto mais a mulher avança, o homem recua. Ex de Acabe I Reis 16:31.

# Como evitar a defraudação?
Tudo começa com o seu querer. 
Uma pessoa que não se ama não está pronta para se relacionar. Você deve se amar porque Deus o amou primeiro. Se você se ama e se valoriza, deve guardar seu coração. Pv. 4:23
Guardar o coração fala de guardar sua vontade, sentimentos, pensamentos e querer...em outras palavras, é se livrar de falsas expectativas.
O coração deve ser guardado acima de tudo pois é na alma que residem todos os nossos sentimentos, vontade e desejos. É do nosso querer que sairão nossas atitudes e suas consequencias. Temos que querer somente aquilo que está alinhado com a vontade de Deus pra nós. Guarde seus pensamentos porque deles dependem toda a sua vida. Ex: filmes, livros e musica.

# O papel de cada um na hora de guardar o coração
Mulheres: o segredo de guardar o coração está nas palavras que você ouve, pois toda mulher gosta de ser elogiada. Por isso as vezes não conseguimos deixar de ouvir, atender o celular ou interromper uma conversa no msn. As palavras aparentemente preenchem um vazio na nossa alma. Mas o homem é conhecido por suas atitudes. Nunca empreste seus ouvidos às palavras de sedução e lisonja, pois são como um encantamento em sua alma, a distraem e fazem-na ficar cega.
Como não defraudar? Cuidado com o jeito que você se veste, preserve seu irmão. Não seduza com charme ou gestos. Você não precisa seduzir seu marido porque ele já é seu.

Homens: Como não ser defraudado?
Aprenda a guardar seus olhos. Enquanto eles falam o que elas querem ouvir, elas mostram o que eles querem ver. O olhar para o homem expressa virilidade para nossa cultura. Voces tem um desafio: decidir e conseguir não olhar. A imagem fica na mente provoca desejos como a masturbação e consequentemente o sexo.
A masturbação é ato de rebeldia.
Quando o homem não olha enquanto solteiro, levará esse hábito para sua vida de casado. Aprenda a guardar seus olhos em honra a aliança que fez com Deus.
Como não defraudar? Cuidado com o que fala para as mulheres. Não use palavras para defraudar pois tudo volta ( gal. 6:7). Deus não só desaprova o comportamento defraudador como também vingará aqueles que foram feridos. Seja sempre transparente em suas intenções, claro e objetivo. Não brinque com os sentimentos dela. Com a medida que medir será medido (mateus 7:1 e 2).
Tome também cuidado com seu olhar pois as vezes ele vale mais que mil palavras.

# O beijo na boca
O beijo na boca atrapalha o processo de casar com a pessoa certa, pois ele revela apenas conhecimento do corpo e desejo sexual mútuo. Cuidado, a carne milita contra o espírito (gal. 5:17.) nosso desafio é não fazer a vontade da carne, por isso devemos primeiro ouvir o sim de Deus pois depois que voce beijar fica mais dificil ouvir e discernir a voz do Espírito Santo.
Você também passa a orar de forma errada e manipuladora.
Passa a gostar antes de obter a resposta de Deus.
Leva a fornicação (judas 7). Por isso ele deve ser exclusivo para o casamento.
“meu desejo de acertar é muito maior que o meu desejo de estar com alguém”
“meu medo de errar é maior do que o meu medo de ficar sozinho”
“prefiro ficar sozinho por um tempo, do que errar pelo resto da minha vida.”

# A linha fina entre a defraudação e uma real intenção em se relacionar com cautela
Deixe claro que você quer um compromisso. Seja cauteloso, isso fala de se abster de contato físico, principalmente beijo na boca, enquanto não há confirmação de Deus. Deixe o tempo mostrar quem a pessoa é e se é da vontade de Deus.

# Como se inicia um compromisso?
Casamentos duradouros e felizes nascem de amizades. Só um casamento firmado no Espírito pode resistir ao desgaste diário e se renovar naturalmente.
O compromisso é uma aliança de oração entre duas pessoas que buscam confirmação de Deus sobre o futuro de um relacionamento.
O primeiro passo é o mais importante de todos e descobrir se aquela é a pessoa de Deus pra você é orar.
O segundo ponto é falar com os pastores, pais e líderes (a iniciativa deve partir do homem).
A importacia de o rapaz falar com o líderes antes de falar com a moça é a seguinte: ver se ela já não esta compromissada; evita o fora; evita o mal-estar.
Em caso positivos, os pastores ou discipuladores juntamente com o casal devem orar firmando o inicio daquele proposito. Os lideres devem acompanhar todo o processo até obterem confirmação de Deus.
O terceiro ponto é o inicio do compromisso onde deve haver oração e conhecimento sem contato físico (seis meses, baseado na experiencia do servo de Abraão em busca da esposa de Isaque, em Gen. 24).
Conforme Deus for confirmando os líderes então irão liberar ao poucos andar de mãos dadas, abraçar etc.
Caso um dos dois não concorde em se submeter isso já é um sinal de falta de compromisso. Se a pessoa não se submeteu, ela não serve para casar com você, pois esse é o preço mais barato, o mais caro é ser fiel até o fim.
O compromisso não deixa marcas se terminar ou continuar, voce não passa pela desilusão.

# Os 12 passos de Gen. 24
1. Confiar no espírito santo
2. Servir ao mesmo Deus
3. Ter sonhos compativeis
4. Obter testemunho interior
5. Ter a aprovação espontanea das autoridades
6. Ser uma pessoa de oração
7. Adormecer seus sentimentos
8. Ser paciente
9. Submeter-se ao tempo de Deus
10. Fugir da tentaçao
11. Ter cuidado com o isolamento
12. Receber o fluir do suprimento de Deus.

Lembre-se, quando você estiver cheio de Deus e Ele verdadeiramente ocupar o primeiro lugar na sua vida,você então estará pronto para viver um grande amor.
A pessoa certa de Deus pra você combina com você espiritualmente, ministerialmente, emocionalmente, intelectualmente e fisicamente, que lhe seja agradável a aparencia, tenha as qualidades que você deseja e, principalmente, que tenha os defeitos que você conseguirá suportar.
Nós não sabemos escolher direito, não vemos o coração...portanto o melhor é escolher quem Ele escolheu pra nós, pois sua vontade é boa, perfeita e agradável.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Pirataria Cristã

CRESCIMENTO DO MERCADO ILEGAL DE CÓPIAS E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO LICENCIADOS ALERTA PARA A NECESSIDADE DE UM CHOQUE DE HONESTIDADE NO MEIO EVANGÉLICO.

Que o brasileiro médio não valoriza o educador, todos sabemos. Basta conferir a penúria dos holerites dos professores. Outro sintoma da mesma doença é o desrespeito em relação aos direitos autorais, fruto do esforço intelectual, neste país. Agora, surpresa mesmo, é constatar que parcela considerável dos crentes brasileiros não apenas tomam parte do crime da pirataria, mas criam, eles próprios, estruturas destinadas à distribuição de conteúdo evangélico roubado.

A enormidade de sites exclusivamente dedicados ao download ilegal de música gospel causa muito incômodo, mas há sempre o atenuante de que o consumidor deste tipo de música não é, necessariamente, crente. Assim como não o é boa parte da música comercializada com este rótulo. Contudo, quando se constata o crescimento descontrolado de sites dedicados ao acesso ilegal a literatura cristã, percebe-se estar diante de uma mudança radical no padrão ético médio do evangélico brasileiro.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), houve um aumento de 140%, em menos de três meses, no número de denúncias. Que o diga o pastor Ciro Zibordi, autor do bestseller Erros que os adoradores devem evitar (CPAD). Em recente artigo publicado em seu blog (cirozibordi.blogspot.com), o pastor admoesta o povo de Deus acerca do pecado inerente a essa atividade. O próprio autor é vitima do crime. Basta digitar o título de seu livro no buscador google e observar a profusão de links disponibilizando cópias ilegais de suas obras...Sem que ele sequer saiba e, muito menos, tenha autorizado.

Zibordi esgota todos os argumentos legais e bíblicos sobre o assunto. Quem irá contradizer tal ensinamento? Que tipo de crente cometeria um crime, ou seja, pecaria, com o objetivo de obter um livro de ensinamentos cristãos? Pois pasmem os leitores, no fórum do artigo não foram poucos os evangélicos se manifestando em favor desta prática insidiosa! Como não poderia deixar de ser, o artigo gerou muita polêmica e, agora, desperta em alguns blogueiros conhecidos o desejo de pôr adiante uma campanha no sentido de livrar, ao menos, a web cristã dessa praga que não poderia ter lugar, jamais, em nosso meio. Entre os que se manifestaram a favor da pirataria, contamos alguns sinceros enganados, mas a maioria apresentou justificativas descabidas, como interpretações equivocadas do artigo 184 do Código Penal, dando conta de que o crime não está em fazer cópias, mas na obtenção do lucro. Há quem aponte o elevado preço dos livros, reivindique o direito de acesso à educação e até combata o comércio de obras baseadas na Palavra de Deus.

Claramente, a lei não descriminaliza a cópia sem o objetivo de lucro, mas tão somente penaliza mais quem obtém dividendos sobre a propriedade de terceiros. Portanto, em todos os casos, cópia não autorizada de obra alheia, salvo as que jazem em domínio público, é crime, e pronto. O direito fundamental ao acesso à educação tampouco justifica a pirataria – ora, a saúde também é fundamental, mas não se vê crentes saqueando farmácias.

Quem se dedica ao ensinamento da Palavra e produz material cristão deve ser remunerado. E mais – qual crente iria discordar da importância de incentivar esta atividade em um mundo onde a pornografia e a literatura de autoajuda dominam a produção editorial? Pirataria é pecado contra Deus (I Co 6.12; 11.23,31). E no caso dos livros cristãos, quem a pratica está prejudicando um irmão em Cristo. Autores, editores e gráficas sofrem prejuízo; e irmãos na fé perdem seus empregos. Isso, sem falar que a disseminação de estudos sobre a Palavra – ferramenta importante no anúncio do Reino – fica prejudicada.

Denuncie!
Quem quiser engajar-se na luta contra a pirataria no mercado cristão tem alguns caminhos virtuais para isso, de acordo com a categoria do produto ou serviço:

Livros e revistas
• Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) – http://www.abdr.org.br/site/
• Os autores e editores das obras, através de seus sites.

Música e filmes
• Associação Antipirataria de Cinema e Música – http://www.apdif.org.br/
 
Softwares
• Business Software Alliance http://www.bastadepirateria.com/

Outros produtos e serviços
• Ministério da Justiça http://portal.mj.gov.br/combatepirataria
• Delegacias de crimes virtuais, existentes em algumas capitais brasileiras

Bons recursos contra a pirataria na WEB 

Criative Commons (http://creativecommons.org/) 
É um serviço muito útil para quem produz para a web e quer reservar seus direitos. É mecanismo ágil, sustentado em sistema autorregulatório, que vem ganhando reconhecimento em alguns países.

COPYSCAPE (http://www.copyscape.com/)
É uma ferramenta de extrema utilidade. O usuário deve informar o seu site ou blog, e o serviço estrutura blocos de informação de seu conteúdo e busca por cópias dos mesmos na internet. Cópias piratas são identificadas em segundos, para o tormento dos ladrões virtuais.
Matéria extraída do site www.genizahvirtual.com
Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2010/06/crente-pirata.html#ixzz1B6hDnCJF
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike