terça-feira, 22 de março de 2011

Tire sua Máscara


"E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso". 2 Reis 5.1

1. Por fora Bela Embalagem:
Deus não suporta a hipocrisia, nem a mentira, e nem o engano.
“Hipócrita” tem sua origem no termo grego usado para máscara – artifício que os atores usavam quando entravam em cena. Se nós estamos vivendo uma farsa, se nossa vida é uma hipocrisia, precisamos de coragem para procurar ajuda. Não podemos deixar os outros continuarem pensando que somos o que na verdade não somos. Deus quer que sejamos livres da hipocrisia. E só no Espírito Santo pode libertar nos de viver uma vida dupla.

2. No Palco…Os aplausos! 
Todos nós somos tentados a exibir diante os de fora um “traje” espiritual que, com certeza, não usamos dentro de casa, quando em presença apenas dos familiares.
Era o caso de Naamã, comandante do exército da Síria, nação mais poderosa da época. Jamais alguém diria que ele vivia um grande dilema. Por detrás da farda de comandante, as feridas, que o impedia de usufruir muitas vantagens que sua posição de herói lhe dava. A situação de Naamã era como a de um aidético hoje: Isolamento, liberdade restringida, limitações impostas as suas ações.

3. Lá nos Bastidores…
Naamã vivia, fora, Herói e dentro de casa leproso. Naamã levava uma vida sofrida dentro de casa, sem contatos com esposa, filhos, amigos…porque o risco de contágio privava de expressar seu carinho. A lepra que escondemos cria distância entre nós e nossos entes queridos.
A ordem de Deus para Naamã é simples, porém tinha um preço: “Tire todo esse aparato, medalhas, condecorações. Exponha o seu mal. Deixe aparecer as feridas.” Esse é o maior desafio de Deus, fazer o homem tirar sua máscara para curá-lo. Deus nos dá uma direção e vamos para outra, não obedecemos, queremos seguir nosso conhecimento limitado, ao invés de seguir a vontade de Deus que é o melhor pra nós.
Mas a obediência produz milagre. Naamã quase deixou escapar aquela vitória. Por medo de deixar cair a nossa máscara, não podemos ser curados.
Naamã tirou o que lhe cobria a lepra, não poderia mergulhar com roupa de herói. Deus deseja isso de nós.É preciso que tiremos a roupa para que a doença apareça. Não a doença visível a todos, mas aquele mal escondido sob a fachada religiosa que mantemos diante de todos, e que os faz pensar que somos o que não somos. Deus quer nos tratar, nos livrar dessa hipocrisia. Temos que reconhecer perante os homens que somos pequenos e falhos, para que sejamos grandes aos olhos de Deus.

Todos temos a tendência de expor na vitrine coisas melhores que as que temos em estoque nas prateleiras, e exibir amostras mais bonitas que o material que podemos fornecer em  quantidade.

Edição: Kalife

Nenhum comentário:

Postar um comentário