
“Este é um mundo alegre quando eu o vejo de meu jardim, sob as sombras de minhas vinhas. Mas se eu subir até o alto de uma montanha e examinar, de lá, as extensas terras em redor, você sabe muito bem o que eu contemplaria: salteadores nas estradas, piratas no mar, exércitos guerreando, cidades incendiadas. Nos anfiteatros os homens sendo assassinados para satisfazer multidões em aplausos. Debaixo de todos os telhados, egoísmo, crueldade, miséria e desespero. É um mundo ruim, Donatus, um mundo incrivelmente ruim. Mas eu descobri no meio dele um povo quieto e santo que aprendeu um grande segredo. Essas pessoas são menosprezadas e perseguidas, mas elas não se importam. Elas venceram o mundo. Estas pessoas, Donatus, são os cristãos — e eu sou um deles.” (Cipriano, um mártir do século III)
Muitos séculos se passaram desde que estas palavras foram proferidas, mas pouca coisa mudou em nosso mundo. As pessoas continuam egoístas, a violência ainda se alastra por toda a parte, os interesses pessoais persistem em lançar nações contra nações e a paz tão procurada continua não sendo encontrada.
Em meio a toda essa turbulência está um povo que precisa mostrar que é diferente. Um povo que precisa iluminar mesmo diante das intensas trevas. Que precisa demonstrar amor mesmo quando atingido pelas setas da indiferença, da incompreensão e da injustiça. A Palavra de Deus diz que “o mundo jaz no maligno”, mas no meio deste deserto de pecados, onde os valores éticos e morais estão escondidos, ainda se pode encontrar oásis de paz e tranquilidade, de solidariedade e verdade, de esperança e amor.
Sim, somos cristãos, discípulos do Mestre Jesus, vencemos o mundo com a nossa fé.
E você, também é um cristão vencedor?
Pr. Paulo Roberto Barbosa,
do site - Escuro Iluminado
Nenhum comentário:
Postar um comentário